O QUE É? QUAIS OS TIPOS E BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL?

A revolução industrial é um marco histórico, com impactos significativos até os dias atuais. Fisicamente, os trabalhadores da época também foram impactados, Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentaram consideravelmente após este período.

A ginástica laboral foi criada na Polônia, em meados de 1925 e anos depois introduzida na Rússia e Holanda. No Brasil, a ginástica laboral teve sua proposta inicial publicada em 1973. Algumas empresas começaram a investir em empreendimentos com opções de lazer e esporte para os seus funcionários.

A Ginástica Laboral é praticada no ambiente de trabalho, o tempo de exposição à pratica vai de cinco a quinze minutos. O grande objetivo é proporcionar ao colaborador uma melhor utilização de sua capacidade funcional, contribuindo para ganhos fisiológicos, mentais e sociais, que impactarão em sua qualidade de vida no trabalho. O programa de ginástica laboral deve ser desenvolvido após uma avaliação do ambiente de trabalho e da população de colaboradores, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis in loco.

Há três tipos de ginástica laboral comumente praticado nas empresas: a ginástica laboral preparatória (inicial) realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho; a ginástica laboral compensatória (pausa) é realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa ativa para executar exercícios específicos de compensação; e a ginástica laboral de relaxamento (final) realizada no término da jornada de trabalho, pouco convencional em nossa sociedade.

A prática de Ginástica Laboral traz inúmeros benefícios. Combate e previne as doenças oriundas do trabalho. É uma ferramenta de conscientização contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Contribui para melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e ajustes positivos da postura. Além de reduzir a sensação de fadiga no final da jornada, corroborando para uma melhor qualidade de vida do trabalhador.

Às empresas também possuirão benefícios com a prática da Ginástica Laboral, como a redução de despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, além de aumentar a produtividade e qualidade, contribuindo positivamente com a imagem da empresa perante à sociedade.

Pratique a Ginástica Laboral e TRANSFORME a sua qualidade de vida!

Elaine Bueno dos Santos – Professora de Educação Física – Especialista em Fisiologia do Exercício – Sócia Proprietária da Transforma Assessoria de Qualidade de Vida. Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera de Sorocaba.

Ginástica Laboral

Deixe um Comentário

Através de trabalhos preventivos, de motivação e de socialização, temos a certeza que somos capazes de aumentar o desempenho de sua equipe e a sua produtividade, diminuir o absenteísmo e o nível de estresse.

Garantimos tudo isso pois o nosso programa de QUALIDADE DE VIDA EMPRESARIAL é elaborado para que você perceba os resultados logos nos primeiros meses.

Ler mais…

 

©2020 Todos os direitos reservados

Av. Antônio Carlos Comitre, 1350, 6º Andar, Sala 63
Parque Campolim, Sorocaba - SP
18047-620